Stanley Marques, Elsie Gilbert e Daiana Almeida, parceiros do podcast Igreja Segura para as Crianças fazem um estudo de caso de uma violência ocorrida contra adolescentes por seu líder. Neste podcast, temos um Check List  para reuniões nos lares.

Destacamos aqui algumas falas:

“Nós como igreja, como corpo de Cristo, precisamos pensar que cada irmão tem a sua fraqueza.“

“Do ponto de vista do obreiro, o melhor ambiente para a escuta deve ser no ambiente da igreja, com porta ou janela de vidro onde o pastor, a família, a secretária saibam que alguém está lá dentro com essa criança ou adolescente. Este deve ser um ambiente monitorado,  onde me permito ser monitorado.“

“Todos nós precisamos de um documento de proteção, todos nós precisamos de supervisão.“

“O desejo da igreja não é que as crianças e adolescentes fossem abusadas, o desejo do nosso coração não é este. Mas muitas vezes isso acontece pois não usamos as ferramentas que já conhecemos ou por não conhecer outras ferramentas que permitem que nós cresçamos e amadureçamos no assunto da proteção.“

“Se essas coisas que o Stanley acabou de pontuar estivessem no lugar, não teria acontecido isso. Se os adultos que conviveram com estes adolescentes estivessem com uma escuta mais aguçada, talvez a tentativa do abuso tivesse acontecido, mas não a sua repetição.“

“Eu posso, enquanto agente de proteção da igreja, não estar lá mas a minha fala o documento, aquilo que construímos, a cultura da igreja vai estar impregnada nestas crianças, adolescentes, líderes e pastores. Então se alguém quiser errar ou for tropeçar vai ter ali uma criança que vai dizer “Olha,  não foi isso que aprendi lá na igreja, não é deste jeito.”

 

Notícias

Increva-se para receber nosso boletim quinzenal

Quero me inscrever!